top of page

Sidney | Psicólogo e Arteterapeuta

Por um processo pessoal, considero a Arte como um dos suportes mais relevantes para o autodesenvolvimento. Assim como a palavra e o corpo, a Arte pode ser uma porta aberta para o conhecimento, a experiência, a troca, a investigação e até mesmo para o prazer. Na Arteterapia eu vejo a Arte como um percurso a ser percorrido, como um valor a ser agregado, como um mapa da nossa existência e espelho da nossa alma.

Transcrevo neste site duas intervenções que se mostraram ricas como processo de descobertas pessoais, intimidade artística e autodesenvolvimento. Uma direcionada para um grupo de portadores de HIV, realizada no período de 1997 a 1999, onde a doença, já sob algum controle, ainda oferecia sérios riscos à saúde e à vida emocional. A outra, uma experiência inovadora e criativa, foi realizada com um grupo formado por profissionais de uma empresa.

Pela minha formação e por estar familiarizado com as questões das relações no trabalho, conhecendo a dimensão e a importância dessa conjuntura na vida das pessoas, tenho também me interessado pela fase pós-carreira profissional e desenvolvido programas individuais e coletivos de preparação para a aposentadoria.

A aposentadoria hoje se constitui num fenômeno complexo que envolve decisões da pessoa e de toda sociedade. A velha fórmula “trabalhar muito para gozar depois” deixou de ser um atrativo porque as pessoas hoje vivem mais, se aposentam mais tarde, têm um desejo de resgatar projetos interrompidos, sentem-se ainda produtivas, precisando de uma renda significativa que dê conta dos seus anseios. No link Maturidade e Trabalho - Projeto Hércules, apresento os objetivos desse trabalho.

Descrevo também neste site três pesquisas que desenvolvi com muito interesse. Duas delas se referem à vida e obra do pintor Vincent Van Gogh. Em Do Amarelo ao Roxo – Missão e Arte (no link Pesquisas) foquei a vida do artista considerando principalmente aspectos menos estereotipados, revelando qualidades pouco conhecidas e traços da sua personalidade lúcida e vanguardista. No O Voo Derradeiro de Van Gogh - Um recorte na obra de Van Gogh, abordo aspectos da vida do pintor vinculados à sua obra conclusiva, realizada na cidade de Auvers-sur-Oise, no período de 17 a 29 de maio de 1890, data da sua morte. A pesquisa A Seda como Caminho de Integração tem como objetivo principal abordar o cruzamento da seda, seus principais atributos e aplicação com a minha vivência pessoal, utilizando esse suporte como recurso expressivo. Alguns, dos meus trabalhos em seda podem ser vistos aqui, como ilustrações.

Se você de alguma forma se identificou com o meu trabalho e gostaria de entrar em contato, escreva para asidhy@uol.com.br

bottom of page